quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Pinot Noir da Campanha Gaúcha com boa tipicidade e abaixo dos 30 pilas #winebar

Dentre as inúmeras coisas que os enófilos procuram a que com certeza é comum a todos: um bom vinho com um preço justo. Graças ao Winebar e a Salton tive a oportunidade de conhecer mais um vinho com essas características no último dia 29 na degustação online do Winebar.
 
Na ocasião foram apresentados, pelo enólogo Gregório Bircke Salton, três lançamentos da Vinícola Salton: Salton Évidence Brut, já comentado aqui; Paradoxo Pinot Noir; e o Salton Gerações "Nini" Salton.
 
O Salton Paradoxo é produzido com uvas provenientes da Campanha Gaúcha, um terroir do Brasil que mais tem se destacado nos últimos anos.
 
As uvas passam por maceração fria em cubas de aço inox por 5 dias e em seguida são prensadas e passam para barricas de carvalho francês, onde ocorre a fermentação do liquido e é realizada clarificação espontânea e envelhecimento por 12 meses. Após este tempo o vinho é engarrafado.
 
Na taça o vinho apresentou cor rubi de média intensidade com reflexos violáceos, halo vermelho claro e lágrimas finas e rápidas.
 
No nariz mostrou aromas de boa intensidade com presença da fruta vermelha fresca, especiarias, notas terrosas e de tostado bem integradas ao conjunto.
 
Em boca apresentou corpo leve-médio, com taninos suaves e acidez de boa intensidade e conferiram frescor ao vinho. Repetiu as notas olfativas. Final de boca de média intensidade com a fruta e notas provenientes da passagem por barricas aparecendo no retrogosto.
 
Um vinho super bem feito, equilibrado e honesto. O preço R$ 26,50, mais um belo atrativo do líquido.
 
Harmonizou super bem com mini canelones de linguiça defumada e queijos de massa mole.

 
O Rótulo

Vinho: Salton Paradoxo
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2014
País: Brasil
Região: Campanha
Produtor: Salton
Graduação: 13,5%
Enólogo: Lucindo Copat
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 26,50
Temperatura de serviço: 16°

 
 
Nota:

1. O vinho foi enviado pela Vinícola Salton em ocasião do WINEBAR com os lançamentos da Vinícola Salton em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário