domingo, 4 de outubro de 2015

Idosos brindam bodas de vinho e longevidade em PE

Um casal sorridente entrelaça as mãos e brinda com vinho mais um ano juntos. Esse momento romântico é a comemoração de uma união, poderia ser mais uma, entre tantas, que acontecem a luz de velas todos os dias em restaurantes e lares brasileiros, mas não é. Este é um brinde especial, Honório Martins e Maria de Lourdes Alencar, ambos de 88 anos, celebram a longevidade e as bodas de vinho em Araripina, no Sertão de Pernambuco. São 70 anos de casados e uma grande família formada por 11 filhos, 31 netos, 47 bisnetos e quatro tataranetos.
 
A história de amor desses velhinhos começou aos 17 anos. Honório vivia em Araripina e Maria de Lourdes, em Campos Sales, no Ceará. Os dois se apaixonaram quando a moça, afilhada dos pais de Honório, passou uma temporada em Araripina para ajudar a cuidar da bisavó do rapaz. Com pouco tempo de convivência, eles se envolveram e logo se casaram. Da união, nasceram onze filhos.
 
Com os onze filhos criados, o casal de idosos mora em um sítio em Araripina. Eles acordam todos os dias com o cacarejado das galinhas. Aos 88 anos, Honório ainda tem disposição e continua  a trabalhar na roça. Já Lourdes, que tem a mesma idade, precisa se preservar mais, devido a um problema respiratório, mesmo assim manda na cozinha e não gosta de entregar a preparação das refeições para qualquer pessoa.
 
No mês de julho deste ano, o sobrinho do casal, o Frei Francisco Sales, que estuda em Roma, na Itália, retornou à cidade pernambucana para fazer a celebração dos 70 anos da união. O religioso ainda trouxe consigo um presente, um quadro do Papa Francisco que concede a benção apostólica ao matrimônio de Honório e Maria de Lourdes.
 
Na festa familiar, os idosos brindaram as bodas de vinho e foram alvo constantes dos fashes das câmeras dos filhos e parentes. Foi um momento único, não pela data simbólica, mas porque era impossível não querer guardar a imagem do sorriso cúmplice e dos olhos brilhantes daquele casal de idosos, que após 70 anos de casados, só tem um único desejo: continuar envelhecendo de mãos dadas e quem sabe chegar as bodas de Brilhante, festejando os 75 anos dessa linda união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário