segunda-feira, 8 de junho de 2015

Um chardonnay argentino para celebrar o ChardDay

No último 21 de maio celebrou-se o dia da Chardonnay ou ChardDay como é conhecido nos Estados Unidos. Apesar da data não ser mundial não quis deixar de abrir um vinho desta casta, a qual é a rainha das uvas brncas.
 
E para brindar ao ChardDay eu e Fernanda degustamos o Norton Roble Chardonnay 2014, um vinho leve. porém untuoso, característica esta que foi conferida pela fermentação em barricas de carvalho de 30% do seu conteúdo.
 
Apesar de ser fundada em 1895, a Bodega Norton ficou mundialmente reconhecida somente nos anos 90. Hoje é um dos produtores argentinos mais reconhecidos mundialmente.
 
Visualmente o vinho apresentou cor amarelo palha e lagrimas finas e lentas. No nariz mostrou-se fresco e rico em aromas de frutas como maçã e pêssego, seguido de notas de amêndoas, interessante amanteigado e delicado tostado . Em boca um vinho de boa estrutura e equilíbrio, untuoso e com acidez correta. Final de boca de boa persistência com a fruta e o amanteigado aparecendo no retrogosto.
 
Harmonizamos com queijo emmental, mas ia bem como aperetivo como também para acompanhar um peixe ou uma massa com molho branco.

O Rótulo

Vinho: Norton Roble
Tipo: Branco
Castas: Chardonnay
Safra: 2014
País: Argentina
Região: Lujan de Cuyo
Produtor: Bodegas Norton
Graduação:  13,1%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 36,00
Temperatura de serviço: 8° - 10°

Nenhum comentário:

Postar um comentário