segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Raízes Premium Sauvignon Blanc 2012 #cbe

O carnaval ainda não passou, mas o ano já começou na Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE e como primeiro tema do ano tivemos: "Um vinho de Sauvignon Blanc sem limite de preço", sugerido pelo Alexandre Frias do blog Diário de Baco.

A Sauvignon Blanc está intimamente ligada com a região francesa do Vale do Loire, mas dizem que ela surgiu mesmo em outra região francesa, Bordeaux. Mas, não é somente na França que essa uva brilha, os exemplares da Nova Zelândia, por exemplo, conquistam apreciadores em todo o mundo.
 
Minha escolha foi o Raízes Premium, um rótulo produzido pela Casa Valduga na Campanha Gaúcha. O vinho faz parte do projeto da gigante da vitivinicultura do Brasil na fronteira do Brasil com o Uruguai e com a Argentina, região em que há tempos observa-se uma transição da pecuária para a cultura de uvas viníferas.

Visualmente o vinho mostrou cor amarelo dourada brilhante, cor não usual dos exemplares produzidos com a sauvignon blanc, um sinal da evolução do vinho. No nariz ainda apresentou aromas de frutas como maracujá, pêra, maçã e abacaxi seguido de aroma de grama cortada, mas  já não tão intensos. Em boca apresentou-se harmônico e refrescante. Final de boca de média intensidade com a maçã aparecerndo no retrogosto juntamente com interessantes notas minerais.
 
Este é meu 37° vinho para a CBE e foi uma boa companhia para uma lasanha.

O Rótulo

Vinho: Raízes Premium
Tipo: Branco
Castas: Sauvignon Blanc
Safra: 2012
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Casa Valduga
Graduação: 12,5%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 36,00
Temperatura de serviço: 8º

Nenhum comentário:

Postar um comentário