quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Malhadinha Monte da Peceguina 2010

Os brancos portugueses são simplesmente maravilhosos e quando são uma pechincha melhor ainda. O vinho de hoje é o Malhadinha Monte da Peceguina Branco 2010, produzido pela Herdade da Malhadinha Nova, vinícola que é fruto da paixão dos atuais proprietários, uma típica Herdade Alentejana situada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo.
 
Desde 1998 a Herdade da Malhadinha cultiva vinhedos em uma região, antes abandonada, no coração do Alentejo. O resgate das condições do solo foram primordiais para que seus vinhos ganhassem reconhecimento internacional. Monte da Peceguina é mais um projeto liderado pelo renomado enólogo Luis Duarte e para quem gosta de premiações e pontuações esta safra ficou entre os três melhores vinhos brancos do Velho Mundo da Expovinis 2013.
 
Para acompanhar o vinho Fernanda nos preparou um camarão no tomate, que ficou simplesmente maravilhoso e harmonizou perfeitamente com o vinho.
 
Visualmente mostrou cor amarelo dourado, mostrado já uma evolução em sua tonalidade. No nariz aromas discretos de frutas cítricas, seguido de notas de flores secas e amêndoas. Em boca mostrou corpo médio, excelente equilíbrio e apesar da evolução uma acidez ainda viva e refrescante. Final de boca de boa persistência e com a amêndoa aparacendo no retrogosto.
 
Vinho fácil de beber, mas que já está entrando em declínio. Caso tenha essa safra em casa não espere mais para abrir.

O Rótulo

Vinho: Malhadinha Monte da Peceguina
Tipo: Branco
Castas: Antão Vaz 40%, Verdelho 20%, Roupeiro 10% e Arinto 10%
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Herdade da Malhadinha Nova
Enólogo: Luis Duarte
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 63,00 (R$ 43,00 na promoção)
Temperatura de serviço: 8º
Pontuações: 89 RP e 88 WE

Nenhum comentário:

Postar um comentário