terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cava Don Román Rosé

Para celebar o primeiro natal depois de casados eu e Fernanda abrimos a Cava Don Román Rosé, um espumante produzido com uma casta desconhecida pra nós: a Trepat, na região de Penedés pela vinícola Marqués de Tomares.
 
A Trepat é uma uva tinta originária da Espanha e é plantada essencialmente na região costeira de Penedés, onde há somente 1000 hectáres de vinhedos com esta variedade. É utilizada unicamente para produzir cavas rosadas e sua característica principal são seus aromas de frutas vermelhas.
 
A Marqués de Toamres é uma bodega familiar, cujo início da história remota para o ano de 1910, quando o El abuelo Don Román Montaña começou a dedicar-se a elaboração e crianza de vinhos, sendo considerado o fundador de uma saga de mestres na produção artesanal de vinhos. Atualmente a bodega é administrada por seus netos.
 
A cava foi produzida pelo método champenoise (tradicional), com sergunda frementação em garrrafa e 9 meses de crianza (contato com as borras).
 
Visualmente a cava mostrou uma linda cor vermelho cereja claro, com boa formação de espuma e excelente desprendimento de pequenas borbulhas que dançam e sobem pela taça formando uma coroa. No nariz aromas de frutas vermelha e deliciosos toques florais (cravo e rosas) e de levedura. Em boca mostro bela acidez e frescor. Final de boca de boa intensidade e persistência com leve amargor aparecendendo, mas sem comprometer o conjunto.

Foi bem com um camarão na moranga e frutas como morango e uvas.
 

O Rótulo

Vinho: Cava Don Román Rosé
Tipo: Espumante
Casta: Trepat
Safra: Não safrado
País: Espanha
Região: Penedés
Produtor: Marqués de Tomares
Graduação: 12%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 68,00 (R$ 29,00 na promoção)
Temperatura de serviço: 6º a 8º

Nenhum comentário:

Postar um comentário