sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Guarde suas garrafas de Champagne em pé

Segundo o expert em vinhos, Carlos Cabral, os consumidores precisam mudar seus conceitos na hora de guardar seus espumantes em casa. De acordo com ele, a melhor forma de posicionar uma garrafa de Champagne, ou qualquer outro espumante, é em pé (na vertical) e não deitada como a maioria das pessoas está acostumada. "Para a guarda de um vinho tranquilo, é melhor que a garrafa fique deitada, já que as rolhas são maciças. Mas, para a guarda de espumantes, a melhor posição é em pé", garante.
 
Cabral explica que, para que a rolha de cortiça dos espuamntes se mantenha elástica, ela não pode ficar em contato com o líquido por muito tempo. “Se você comprar um Champagne novo hoje e for degustar em até um ano, não há problema em deixar a garrafa deitada. A rolha, mesmo molhada, conseguirá se manter incólume”, atesta. No entanto, ele aponta que, em caso de espumantes safrados, que muitas vezes são guardados por longo tempo antes de serem apreciados, o ideal é mantê-los em pé.
 
“O contato excessivo da rolha com o espumante faz com que ela perca, com o tempo, alguma capacidade de recuperar sua forma após a extração. Contudo, isso não compromete a capacidade de vedação ou de conservação do espumante. Ou seja, digamos que, esteticamente, a rolha fica mais castigada quando a garrafa permanece na posição horizontal por longos meses”, afirma o especialista.
 
Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário