segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Winebar com Champagne Maxime Blin Brut Rosé #champagneday

No último dia 25 fui convidado para mais um WINEBAR para degustação do Champagne Maxime Blin Brut Rosé, um dos 6 champagnes do produtor e que são importados pela Vinea.

Maxime Blin é um jovem vigneron, mais exatamente a quarta geração de uma família de vignerons
de champagne, que são aqueles que plantam e colhem as uvas para fazer o próprio champagne.
 
Maxime Blin com seu RM*, récoltant manipulant, não tem nada a ver com as grandes indústrias de champagne que compram as uvas e produzem milhões de garrafas ao ano. A Maxime Blin produz 150 mil garrafas ao ano de um champagne de alta qualidade.
 
A Maxime Blin conta com 12 hectares que são monocru, isto é, os 12 ha estão na mesma comuna ou village, a de Trigny em Champagne. Seus hectares contam com 50% de pinot noir, 30% de pinot meurnier e 20% de chardonnay.
 
O Maxime Blin Brut Rosé é 100% pinot noir, medalha de prata do concurso Vigneron Independent 2011. Na taça apresentou uma belíssima cor cobre, salmonada com boa formação de espuma e de borbulhas mínimas e persistentes. Aromas deliciosos de frutas vermelhas, frutas secas e pão tostado. Em boca elegante, com boa acidez e cremosidade na medida certa; repetiu o nariz e mostrou um final de boca longo com a fruta seca e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Por aqui harmonizamos com salmão mediterrâneo e risoto de tomate seco, formando um casal perfeito! Em breve você poderá conferir a receita em uma nova seção que estreará por aqui e será assinada por Fernanda.
 
O Rótulo

Vinho: Champagne Maxime Blin
Tipo: Espumante (Champagne) Rosé
Castas: Pinot Noir
Safra: Não safrado
País: França
Região: Champagne
Produtor: Maxime Blin
Enólogo: Maxime Blin
Graduação: 12%
Onde comprar: Vinea
Preço médio: R$ 273,00 (Enviado para degustação pela Vinea e Winebar)
Temperatura de serviço: 10º
 
*Post Scripitum
 
Observe no rodapé do rótulo do champagne duas letrinhas que parecem não dizer nada, mas dizem tudo RM. R de récoltant e M de manipulant. Colhem e fazem o próprio champagne. Se as letrinhas forem NM, é porque se trata de um negociant manipulant, que compra as uvas de outros e produz o champagne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário