sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Domaine de Paris Flûte À Corset Cotês de Provence 2012 #cbe

A Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE chega a sua octogésima sexta edição e o blog ao vigésimo quarto vinho degustado especialmente para a única confraria virtual do país.
 
O tema do mês foi sugerido pelo Alexandre Frias do Diário de Baco, que mandou ver dizendo: "aproveitando esse inicio da primavera, minha sugestão é um Rosé do Velho Mundo, sem limite de preço".
 
Os vinhos rosés, apesar de agradarem, sobretudo nesses dias tórridos que vieram de mala aqui para a Veneza pernambucana, não são muito fáceis de se encontrar, então fui garimpar e a minha escolha veio da região da Provence, famosa pelos seus rosés e por ser o berço destes vinhos.
 
O Domaine de Paris Flûte À Corset Cotês de Provence 2012 é um DOC produzido pela vinícola Damaine de Paris, propriedade da família Brun desde 1900, e está situado nos municípios de Gonfaron e Pignans, nas encostas interiores do maciço dos Mauros.

O vinho é produzido com quatro castas tintas: grenache, syrah, cinsault e carignan, provenientes de videiras com 30 anos de idade.

O vinho vem uma garrafa de formato diferente e rótulo pequeno e delicado, dando ao conjunto uma boa elegância. O líquido mostrou uma cor salmão bem clara, com lágrimas grossas e lentas. Bouquet intenso, com notas de frutas vermelhas, toque floral e delicada nota especiada. Em boca mostrou boa acidez e frescor, com repetição das notas olfativas. Final de boca de boa intensidade, refrescante e com toques minerais aparecendo no retrogosto.
 
Vinho fácil de gostar e beber: rapidinho a garrafa ficou vazia.

O Rótulo

Vinho: Domaine de Paris Flûte À Corset Cotês de Provence
Tipo: Rosé
Castas: Grenache (40%), Syrah (30%), Cinsault (20%) e Carignan (10%)
Safra: 2012
País: França
Região: Provence
Produtor: Les Vins Breban
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Lacomex
Preço médio: R$ 46,00
Temperatura de serviço: 10º

Nenhum comentário:

Postar um comentário