quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Festival Volta ao Mundo promove viagem através da gastronomia

Desde o dia 04 de novembro o público que vai ao restaurante-escola do Senac, situado no bairro de Santo Amaro, está viajando através dos sabores de quatro países diferentes. A experiência é promovida pelo Festival Volta ao Mundo  e vai até 06 de dezembro, e nesta quarta edição contempla a gastronomia da Espanha, Argentina, Austrália e Cuba. Nesse período, diversas receitas de pratos típicos e algumas releituras destes países serão servidas na hora do almoço, das 12h às 15h.
 
 O objetivo é incentivar e desenvolver a qualidade do processo de ensino-aprendizagem através da gastronomia promovendo um intercâmbio entre alunos, instrutores e grandes chefs do mercado. O projeto é composto por três etapas: pesquisa sobre a gastronomia de cada localidade, oficinas de preparação das receitas para os alunos do curso de Cozinheiro e apresentação dos pratos no restaurante-escola.
 
A primeira fase foi uma extensa pesquisa realizada pelos alunos, sob orientação dos professores, sobre os ingredientes e receitas típicas de cada país. Depois, alunos e professores elaboraram um menu com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa que serão apresentados a cada semana. Os chefs do mercado foram convidados para elaborar outra sugestão para o prato principal, enriquecendo o menu e trazendo novos elementos para o aprendizado dos estudantes dos cursos de Cozinheiro, Garçom e Bartender.
 
Segundo a gerente da unidade de Hotelaria e Turismo do Senac, Mercia Araújo, a proposta é “oferecer uma experiência diferente aos clientes que freqüentam o restaurante-escola, ao tempo que os estudantes são capacitados em novas apresentações e culinárias diversas”, disse a gerente.
 
PROGRAMAÇÃO
 
O menu apresentado é formado por coquetel, entrada, duas opções de prato principal para escolha do cliente (sendo uma elaborada pelo chef convidado e outra pela equipe de instrutores e alunos do Senac), além de sobremesa e café.
 
Na semana de 04 a 08 de novembro, a Austrália será o país referência. O chef Júlio Prouvot, do Prouvot Cozinha Bar, será o convidado que vai preparar um dos pratos principais nesse período. Na segunda semana, o chef Joca Pontes, do restaurante Ponte Nova, vai apresentar a culinária de Cuba.
 
Dentro da programação, também acontecerá o Festival Gastronômico de Pernambuco, nos dias 20 e 21 de novembro com a participação do chef convidado Volkmar Wendlinger, do restaurante Casa da Suíça, do Rio de Janeiro.
 
A gastronomia da Argentina será o mote da quarta semana de programação. Entre os dias 25 e 29 de novembro, a chef consultora Sofia Mota vai preparar uma sugestão de prato principal sob este universo. Encerrando o Festival Volta ao Mundo, a chef Cristina Rufino, do Dalí Cocina, vai mostrar um pouco da culinária da Espanha, de 02 a 06 de dezembro.

SERVIÇO
 
Festival Volta ao Mundo
Período: 04/11 a 06/12
Local: Restaurante-escola do Senac
Av. Visconde de Suassuna, n° 500. Santo Amaro. Recife – PE
Horário: 12h às 15h
Informações: 0800 081 1688

Nenhum comentário:

Postar um comentário