domingo, 10 de novembro de 2013

Lote Cuarenta y Cuatro Malbec 2012

Depois de um tempo sem degustar vinhos com a casta malbec, resolvir abrir esse rótulo, que descansava há alguns meses na adega, para acompanhar uma típica comida de boteco: filé com fritas, preparada por Fernanda.
 
O Lote Cuarenta y Cuatro Malbec é produzido pela Bodega Cuarto Dominio presidida pelo jovem Javier Catena, que é o  único membro desta geração que vive em Mendoza e participa ativamente de todo o processo de produção de seus vinhos.
 
O bisavô de Javier, Nicola Catena, e avô do mais famoso Catena, Nicolás Catena de Catena Zapata, deixou em 1898 a pequena cidade de Tolentino, Itália, para “fazer a América” (como se dizia à época) em Mendoza, à sombra dos Andes, e fazer vinho.
 
Em 2005 Jorge Catena, neto de Nicola,  desvincula-se da bodega familiar para construir um novo projeto, que acontece em 2008: a Bodega Cuarto Dominio, liderada pelo filho Javier Catena, dispostos a fazer o melhor vinho que pudessem produzir.

O vinho passou por uma maceração a frio para preservar os aromas primários, seguido de delestages e remontagens diárias. A fermentação ocorreu durante 12 dias a temperaturas muito baixas seguido de maceração pós-fermentativa. O amadurecimento foi de 6 meses em barricas de carvalho francês.

Na taça o vinho apresentou uma cor rubi escura e profunda, com matizes violeta e lágrimas grossas e lentas. Aroma de frutas negras maduras, notas de violeta, alcaçuz café, baunilha e tostado. Em boca a fruta apareceu em evidência, acompanhada de toques de chocolate e baunilha. Corpo mediano com taninos redondos e boa acidez. Final de boca marcante, com a fruta, notas especiadas e o tostado aparecendo no retrogosto.

O Rótulo

Vinho: Lote Cuarenta y Cuatro
Tipo: Tinto
Castas: Malbec (95%) e Cabernet Franc (5%)
Safra: 2012
País: Argentina
Região: Vale do Uco
Produtor: Cuarto Dominio
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário