quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dal Pizzol Brut Rosé

Os vinhos nacionais de pequenos produtores começam a chegar, mesmo que lentamente, às lojas especializadas de Recife. Tenho buscado alguns produtores, mas não tenho tido sucesso. Recentemente comprei para ser o vinho do mês de março da CBE o Dal Pizzol 200 anos Touriga Nacional, na ocasião comprei também o Dal Pizzol Brut Rosé e foi ele que tirei da adega para degustar com a Fernanda na noite do sábado passado.
 
A vinícola Dal Pizzol traz consigo uma tradição na vinicultura que remota o século XIX (1878), quando os primeiro imigrantes da família chegaram ao Brasil. A vinícola está instalada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. 51% da produção são de vinhos tintos, 12% brancos e 32% de espumantes.
 
O Espumante Dal Pizzol Bruto Rosé é obtido pelo método Charmat Longo. Elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir e Chardonnay, os quais são cortados ainda quando mosto, portanto antes da fermentação alcoólica. Originando desta forma um especial equilíbrio dos piguimentos avermelhados da Pinot Noir com os pigmentos amarelados da Chardonnay, além disso, são resaltados seus aromas.
 
Na análise visual observamos uma bela cor salmão clara, espuma abundante e perlage formando pequenas borbulhas e de excelente desprendimento de gás e boa duração. No nariz muito delicado, verificando-se notas florais (rosas) e de frutas vermelhas, notas sutis de frutas cítricas, dando frescor desde o olfato. Em boca mostrou boa refrescância, com acidez em boa intensidade e cremosidade delicada. Final de boca macio, suave, equilibrado, com boa persistência e um frutado delicado aparecendo no retrogosto.
 
Degustamos como aperitivo, mas cai bem com frutos do mar e comida japonesa. Tem bom custo versus benefício e é ideal para tomar em dias quentes na praia ou na piscina.
 

O Rótulo

Vinho: Dal Pizzol Brut Rosé
Tipo: Espumante
Castas:  Chardonnay e Pinot Noir
Safra: Não Safrado
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Dal Pizzol
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: DOC
Preço médio: R$ 40,00
Temperatura de serviço: 4º - 6º

Nenhum comentário:

Postar um comentário