sábado, 1 de junho de 2013

Cousiño-Macul Antiguas Reservas Syrah 2010 #cbe

Chegamos a mais uma edição da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, a octogésima primeira. O tema do mês foi sugerido pelo Gil Mesquita do excelente blog Vinho para Todos e fundador da CBE, que mandou: "vinho syrah de qualquer país, custando até R$ 100,00".
 
O vinho que escolhi foi o Cousiño-Macul Antiguas Reservas Syrah, produzido pela vinícola de mesmo nome e fundada em 1856 e é a única dentre as fundadas no século XIX e permanece nas mãos da mesma família. A região onde está situada a vinícola cultiva uvas desde 1564, quando o Rei Espanhol transferiu a propriedade para o conquistador Juan Jufré.
 
O nome da empresa é derivada do nome do seu fundador: Matías Cousiño e do nome da área onde foi construído o primeiro prédio, no Valle del Maipo - "El predio de Cousiño en Macul". "Macul" é uma palavra originada da linguagem Quechua que era falada pelos indígenas antes do descobrimento da América e significa mão direita.
 
Os vinhedos foram destruídos por um ataque de filoxera e logo em seguida seu filho Luis viajou para a Europa para comprar novas variedades. Em 1863 o fundador da Cousiño morreu e alguns anos mais tarde, de forma precoce, seu filho e único herdeiro, Luis Cousiño, faleceu aos 38 anos. Após a morte de Luis sua esposa Isadora Goyenechea tomou as rédeas e deu seguimento ao empreendimento.
 
A linha Antiguas Reservas é um emblema da região, presente no portfólio da vinícola há mais de 80 anos. Em 2010 foi realizada a primeira versão syrah desta linha e a promessa da empresa é um vinho clássico combinado às notas do Novo Mundo.
 
O vinho é de fato muito elegante, remotando aos clássicos vinhos desta casta produzidos na França. Visualmente mostrou cor rubi escura com halo púrpura claro e boa formação de lágrimas. No nariz muito intenso e elegante; bouquet com a presença de fruta escura, notas florais, menta chocolate amargo, pinheiro, tabaco e pimenta. Em boca repetiu a elegância, mostrando taninos macios e redondos. Repetiu a fruta e as notas de madeira. Bom corpo com final de boca seco de boa intensidade e com a pimenta aparecendo no retrogosto.
 
Para harmonizar com esse belo vinho fui de penne ao sugo, fraldinha grelhada e purê de macaxeira. Formou um bom conjunto, mas caiu ainda melhor com queijo temperado com pimenta do reino.
 
 
O Rótulo
 
Vinho: Cousiño-Macul Antiguas Reservas
Tipo: Tinto
Castas:  Syrah
Safra: 2010
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Produtor: Viña Cousiño-Macul
Enólogo: Pascal Marty
Graduação: 14%
Onde comprar em Recfe: DLP
Preço médio: R$ 46,00
Temperatura de serviço: 16º - 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário