sábado, 30 de julho de 2011

Miolo Terranova Shiraz 2003

Há muito não degustava um vinho nacional e devo adimitir que, diante das experiências pessoais, não perdi muito como essa "falta de enopatriotismo"...

Esta também é a primeira postagem do blog destinada a um rótulo produzido no Brasil.

Ganhei, de minha irmã, uma garrafa do Miolo Terranova Shiraz 2003 que há muito estava guardada... Trouxe o vinho mais por curiosidade que pode desejo de degustar: queria saber se um vinho com pouco potencial de guarda suportaria 8 anos. Suportou, graças a pouca luz onde estava armazenado e ao armazernamento horizontal.O vinho chamou atenção pelos aromas; mesmo antes de findar a abertura da garrafa, um aroma amadeirado com mesclas de café e especiarias já pairavam no ar.

É um vinho de cor vermelho atijolada, um pouco fosca com uma presença discreta de lágrimas. Como já descrevi é um vinho de aromas intensos: um bouquet muito agradável e presente. Aromas típicos de shiraz, profundos, com toque picante de pimenta do reino, café, com a madeira também bem presente no olfato.

Já na boca deixou a desejar, principalmente com o passar do tempo após a abertura da garrafa e o final é pouco presente. É um vinho, no início, adocicado de pouco corpo com uma acidez alta. O picante do aroma também mostra-se bem presente na boca no início, porém pouco equilibrado.

É um vinho que definitivamente não deve ser guardado. Andei vendo uns comentários sobre o vinho e mesmo tendo sido degustados dentro de um período não superior a dois anos de sua safra vi que não difere muito do que percebi, exceto pela cor. Não é um vinho ruim, mas deve ser bebido ainda jovem e os mais rápido possível.

O Rótulo

Vinho: Terranova
Tipo: Tinto
Castas: Shiraz
Safra: 2003
País: Brasil
Região: Vale do São Francisco
Produtor: Miolo
Graduação: 12%
Temperatura de serviço: 15 graus
Preço: R$ 59,00 (Só encontrei na net um Box de 5litros)

2 comentários:

  1. Ainda bem que já passou o "hype" dos "semi-vinhos" do Vale do São Francisco (a Rio Sol ainda tenta segurar o rojão, mas já foi desmascarada). De lá só deveria sair "frisante de balada" e suco de uva, se tanto.

    ResponderExcluir
  2. Andy,

    Obrigado pela visita e comentário.

    Sou apenas um leigo que está em busca de novos conhecimentos sobre esta bebida tão nobre.

    Espero degustar outros rótulos do Vale do São Francisco para poder formar de fato minha opinião, por enquanto o que fica é que não recomendo este degustado...

    Abraços.

    ResponderExcluir