domingo, 10 de julho de 2011

Indispensáveis na Degustação de Vinhos

Indispensáveis aos amantes de um bom vinho, acessórios como saca-rolhas, cortador de cápsula, bomba vácuo e termômetro ganham destaque na hora de servir e tornam a degustação da bebida muito mais proveitosa. Em modelos e materiais diversos, vendidos separadamente ou compondo kits, esses utilitários são também uma boa alternativa de presente.

Segundo Daniele Fischer, proprietária da Grand Adega, loja especializada em vinhos, o saca-rolhas, por exemplo, é uma peça essencial, que não pode faltar quando se pretende degustar um vinho. Por isso merece mais destaque e atenção. "Existem várias opções que vão dos clássicos e tradicionais aos designers mais modernos. Mas é preciso que estas sejam revestidas de teflon para proporcionar o melhor deslizamento do acessório a rolha".

Há modelos que variam de "T", alavanca única e alavanca dupla. Este é o modelo menos indicado, pois o passo da hélice é muito curto e exige grande esforço. Já a alavanca única também chamada "modelo sommelier" possui uma peça que se coloca na borda do gargalo e serve de apoio para a alavanca que se faz com o próprio cabo do saca-rolhas.

O modelo de alavanca dupla, no entanto, exige menos esforço e é o mais vendido. Ele possui dois braços laterais que sobem ao se introduzir a hélice na rolha e depois são abaixados, alavancando a saída da rolha. Daniele lembra que dos vários modelos, as peças mais indicadas são aqueles com hastes corretas e longas. "A haste precisa ser longa o suficiente para chegar ao fim das rolhas. Uma garrafa de vinho deve ser aberta com delicadeza e não se pode correr o risco de cortar a rolha ao meio devido a um saca-rolha ruim", assegura.

Outra forma de fazer a remoção da cápsula é utilizar o corta-cápsulas. Ele é um acessório com forma de um "U" cuja abertura quando pressionado no gargalo e girado, corta a cápsula através dos discos de aço existentes na sua base.

Um aspecto importante para garantir a qualidade da bebida é a decantação para oxigenar o vinho. Esse procedimento é necessário quando o vinho apresenta sedimentos, conhecidos como borra. O decanter pode ser feito em vários materiais, no entanto, o mais recomendado é o de cristal. Há, também o apoio do decanter que organiza o espaço destinado para estes acessórios.

Com o vinho aberto, decantado e apreciado é hora de guardar o que sobrou da bebida. Para que seja apreciada por mais tempo, Daniele orienta que seja usado uma bomba a vácuo para retirar o ar da bebida e proporcionar seu sabor original. "A bomba de vácuo possui um êmbolo semelhante ao de uma seringa de injeção que se adapta à uma rolha especial de borracha colocada na garrafa", explica.

Com os movimentos vai e vem do êmbolo, vai-se retirando o ar da garrafa por sucção. Assim, o vinho poderá ser conservado em local bem fresco, por algum tempo.

Por último, mas não menos importante, temos as taças. Com uma grande variedade de modelos, a indicação é que se use aquelas feitas em cristal ou vidro liso transparente para que a cor do vinho possa ser apreciada corretamente.

Utilizando os acessórios corretos, é possível degustar deliciosos vinhos com toda elegância e requinte, aproveitando todas as qualidades da bebida escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário