domingo, 23 de setembro de 2012

Toro de Piedra Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2008

O Toro de Piedra Gran Reserva Cabernet Sauvignon é produzido pela Viña Requingua, uma vinícola chilena com mais de 50 anos de história; em 1961 foi adquirida por Santiago Achurra Larraín e na ocasião contava com 40 hectares de vinhedos. Atualmente a Viña Requingua possui mais de 500 hectares de vinhedos, mostrando seu grande crescimento em área plantada, mas o crescimento também foi em tecnologia e qualidade, haja vista que em 2007 a vinícola recebeu o certificado ISO 9000.
 
Essa é a segunda vez que degusto o Toro de Piedra Gran Reserva, a primeira vez foi em 2010 durante a copa do mundo e a desclassificação do Brasil do torneio, na ocasião ainda não realizava anotações sobre os vinhos degustados, mas recordo-me bem da sua qualidade e potência. Mais recentemente degustei outro rótulo da Viña Requingua, o Puerto Viejo Syrah 2009: relembre, e há muito tempo venho procurando outro rótulo da vinícola, mas ainda sem sucesso, trata-se do Potro de Piedra.
 
O Toro de Piedra Gran Reserva 2008 é proveniente de uvas de vinhas com 15 anos de vida, colhidas manualmente e selecionadas ainda no vinhedo na segunda metade de abril.
 
Vamos ao vinho: a atração começa pela garrafa imponente e pelo belo rótulo, que forma um conjunto muito harmônico. Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi intensa com reflexos violáceos e um halo de evolução, com lágrimas abundantes, finas e que escorrem lentamente pelas paredes da taça. No nariz a fruta vermelha aparece em evidencia, seguida de notas discretas de especiarias (pimenta e café) e de chocolate. Em boca mostrou uma boa estrutura, com taninos potentes, mas macios e bem integrados ao álcool. A acidez estava em evidência e a temperaturas mais baixas (16 graus) incomodou um pouco, mas nada que comprometesse o vinho. Final de boca de média intensidade com a fruta e leve toque de chocolate aparecendo no retrogosto.
 
Um vinho de bom custo versus benefício e que acompanha bem carnes vermelhas.
 
O Rótulo
 
Vinho: Toro de Piedra Gran Reserva
Tipo: Tinto
Casta: Cabernet Sauvignon
Safra: 2008
País: Chile
Região: Curicó Valley
Produtor: Viña Requingua
Graduação: 13%
Onde Comprar: Pescadeiro, RM Express
Preço Médio: R$ 45,00 (essa custou R$ 35,00)
Temperatura de Serviço: 18 - 20 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário