domingo, 2 de setembro de 2012

San Pancrazio Chianti DOCG 2009 #CBE

Chegamos a mais uma edição da CBE, a de numero 72 e a oitava participação do blog Vinhos de Minha Vida. O tema do mês foi uma sugestão do confrade Alexandre Frias do blog Diário de Baco, que mandou: "Beba um Chianti".
 
Minhas experiências com vinhos italianos não foram das melhores, então minha escolha do vinho do mês da CBE terminou ficando mais uma vez para os 45' do segundo tempo.
 
Estive em João Pessoa a trabalho e aproveitei a oportunidade para conhecer a loja da Gran Cru da capital paraibana e foi lá que escolhi meu exemplar do mês, o qual foi uma sugestão do Sommelier da loja, que indicou o San Pancrazio Chianti DOCG safra de 2009.
 
A história da Fattoria San Pancrazio data de 1388. A propriedade pertenceu  aos Gianfigliazzi até a sua extinção; em 1978 a terras foram adquiridas pela família Nannoni-Masti, porém mais como investimento do que como uma região de grande potencial vitivinícola.
 
Em 2000 a Valentina Masti Priami, única herdeira da família, com ajuda de seu marido, decidiram mudar-se para San Pancrario e cuidar pessoalmente das terras. Houve então uma renovação das vinhas e também tecnológica; em 2006 deu-se início a comercialização do primeiro Chianti San Pancrazio.
 
O rótulo foi aberto ontem à noite na companhia de Fernanda e do amigo Juberlan e a harmonização ficou por conta de queijos: Gouda, Brie, Prima Dona e Raclete.
 
O San Pancrazio Chianti DOCG mostrou uma cor rubi alaranjada clara, com um halo púrpura bem discreto, lágrimas finas e lentas. No nariz mostrou um frutado suave, algumas notas florais (violeta) e de couro em segundo plano. Em boca inicialmente (temperatura em torno de 16 graus) mostrou-se adocicado e com leve acidez, muito fechado; ao atingir temperatura entre 18 e 20 graus o adocicado apareceu em menor intensidade, trazendo a fruta em primeiro plano e alguma madeira em seguida. Taninos suaves e acidez moderada, ambos em equilíbrio. Final de media persistência. Evoluiu com o tempo e com o uso do aerador, mas nada que o tornasse fantástico.
 
Mais uma vez fiquei decepcionado com o vinho degustado. As notas adocicadas que aparecem já no olfato e mostram-se também em boca não me agradam e para vinhos que possuem a fama de ter boa acidez esse aí ficou a desejar também. Pra mim não vale o que custa.
 

O Rótulo

Vinho: San Pancrazio Chianti DOCG
Tipo: Tinto
Casta: Sangiovese
Safra: 2009
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Fattoria San Pancrazio
Graduação: 13%
Onde comprar: Gran Cru
Preço Médio: R$ 53,00
Temperatura de serviço: 18 - 20 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário