segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Salton Intenso Licoroso Reserva Privada

Estava devendo o post com um dos vinhos degustados no último Winebar que participei. Para quem não sabe o Winebar é uma iniciativa  Daniel Perches e Alexandre Frias, na qual um grupo de blogueiros de vinhos se reúne para degustar e comentar sobre vinhos em uma transmissão ao vivo no Youtube.

O vinho em questão é o Salton Intenso Licoroso Chardonnay e foi o terceiro degustado no Winebar com as novidades de 2016 da Vinícola Salton, o primeiro e o segundo já comentamos e você pode conferir clicando aqui e aqui, respectivamente.

Vinho segue o mesmo método de amadurecimento utilizado para a elaboração do Jerez, na Espanha, chamado de soleira em que, após o processo de produção do vinho, o mesmo é conservado em barricas de carvalho francês de segundo uso. Após um ano se retira a metade ou parte da barrica e se completa com um novo mosto do ano como pode ser observado na imagem abaixo. Esse, por exemplo, tem em torno de 7 diferentes safras. Ao fim do processo o licor é filtrado e engarrafado.


Vamos ao vinho!

Na taça mostrou cor amarelo ouro, com formação abundante de de lágrimas finas e rápidas.
 
No nariz apresentou uma paleta aromas intensos marcados por notas de flores cítricas, damasco, oleoginosas (nozes, avelã e macadâmia), mel, baunilha e chocolate branco.
 
Em boca um vinho untuoso e com notas doces bem integradas a acidez. Repetiu as sensações olfativas e apresentou um final de boca prolongado com notas de amêndoas, nozes e o mel aparecendo no retrogosto.
 
Vinho apaixonante do começo ao fim, um verdadeiro deleite.

Harmonizamos com palhas italianas preparadas por Fernanda.


O Rótulo
 
Vinho: Salton Intenso Reserva Privada
Tipo: Licoroso Branco
Castas: Chardonnay
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Gregório Bircke Salton
Graduação: 15%
Onde comprar: Salton
Preço Médio: R$ 65,00
Temperatura de serviço: 6 a 8º
Degustado em: 18.07.2016

Informações:

A caixa com 12 garrafas do vinho custa R$ 777,60 na loja da Salton, mas este foi gentilmente enviado pela Vinícola em ocasião do Winebar.

Para assistir como foi a degustação basta clicar aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário