sábado, 1 de março de 2014

Quinta da Avelada Vinho Verde 2012 #CBE

Carnaval batendo a porta e eu de malas prontas para fugir dele, mas não antes de publicar minha escolha do mês para a CBE  e o tema de fevereiro foi sugerido pelo confrade Deco Rossi do blog Enodeco, que mandou: "Pra aproveitar o calor e tentar variar um pouco, vamos com um vinho branco de corte de qualquer faixa de preço."
 
Quando penso em vinho branco de corte logo me vem a mente os portugueses com seus assemblages compostos por castas de nomes curiosos e para refrescar neste calor pensei em um vinho verde. Com tudo isso na cabeça fui ao garimpo e encontrei o best buy da Wine Enthusiast e da Wine & Spirits: Quinta da Avelada Vinho Verde 2012.
 
O Quinta da Aveleda é a imagem fiel do lugar que lhe deu nome e é irmão de um outro vinho verde que possivelmente é o mais consumido no Brasil ou no mínimo o mais conhecido: Casal Garcia. Vinho produzido das castas Loureiro, Trajadura e Alvarinho.
 
Produzido em exclusivo com as melhores uvas da Quinta, onde as uvas são cuidadosamente prensadas a baixa pressão, seguindo-se a fermentação alcoólica a temperaturas controladas entre os 16 e 18ºC. Após a fermentação, o vinho passa por um estágio em cuba inox, durante o qual se mantêm as borras finas em suspensão. Antes do seu engarrafamento, o vinho é filtrado e estabilizado pela ação do frio.

A Aveleda é um nome com várias gerações. Os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870, pela mão de Manuel Pedro Guedes (1837-1899). A Aveleda tem sido gerida e cuidada pela mesma Família, mantendo desde essa data o mesmo apelido varonil: Guedes. A história da família Guedes passou sempre pela Quinta da Aveleda, que já faz parte da identidade da família.
 
Visualmente mostrou uma cor amarela bem clara com reflexos esverdeados com a presença de pequenas agulhas agarradas as paredes da taça. No nariz  aroma fresco e delicado com notas de frutas tropicais e notas florais. Em boca repetiu a fruta e mostrou grande frescor, com boa persistência.
 
Degustei com minha querida Fernanda e harmonizamos com caldinho de camarão e camarões marinados.
 
Findo com dois detalhes interessantes: 1° - O rótulo do vinho foi o maior que já vi, pois reúne todas as informações de rótulo e contra-rótulo em um só e a logo da avela que é um coração, presente no rótulo, na cápsula e nas duas extremidades da rolha.
 
O Rótulo

Vinho: Quinta da Avelada
Tipo: Branco
Castas: Loureiro, Trajadura e Alvarinho
Safra: 2012
País: Portugal
Região: Minho
Produtor: Avelada Vinhos S.A
Graduação: 11,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 32,00
Temperatura de serviço: 8°
Pontuações: Wine & Spirits 92 (Best Buy) e Wine Enthusiast (Best Buy)

4 comentários:

  1. Ewertom,
    R$ 32,00 por um vinho importado, realmente é super "bestbuy"!
    Gosto muito de Vinho Verde, a acidez me encanta e realmente dá para combinar com vários pratos.
    Abraço,

    Alessandra Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra,

    Realemente, ainda mais com a alta dos preços que está ocorrendo!

    Obrigado pela visita!

    Abraço.

    ResponderExcluir