domingo, 28 de agosto de 2016

Ultrassom acelera maturação de vinhos, dizem pesquisadores

Pesquisadores em vinicultura da União Europeia desenvolveram método de acelerar a maturação de vinhos tintos com o uso da tecnologia UltraWine, baseada na utilização de ultrassons de alta potência. Na teroria, quando o vinho estã na fase de mosto, aplica-se pulsos de ultrassom para provocar cavitação e a criação de pequenas bolhas, que tendem a colidir entre si, implodindo e liberando energia.
 
Esse precesso gera desgaste da película das uvas, facilitando assim a liberação da cor e dos componetntes fenólicos. Mas, qual a vantagem nisso? Os cientistas calculam que, com esse processo, poderão reduzir pela metade o tempo de maturação dos vinhos tintos. Este processeo é especialmente importante nas vinícolas que precisam vinificar grandes quantidades de vinho tinto e uma quantidade de cubas de inox aquém da necessidade, pois conseguirão liberar as cubas de forma mais precoce.
 
Por outro lado, este método irá tratar as uvas através de um processo mecânico, ao invés do normal, que é térmico. Assim como os processos térmicos trazem consigo aromas e sabores próprios o método de ultrassons poderá respeitar melhor os aromas de cada casta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário