terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Vinho produzido com energia solar

Projeto-piloto desenvolvido em 2013 motivou a Guatambu
 a investir nos equipamentos.
Depois de um projeto-piloto de quase dois anos, a Guatambu Estância do Vinho decidiu investir R$ 1,3 milhão na geração independente de 100% da energia necessária para abastecer a vinícola, localizada em Dom Pedrito, na Campanha. O parque solar, com 600 painéis fotovoltaicos, será inaugurado em março. Importados da Europa, os equipamentos serão usados como cobertura em um estacionamento de veículos de 2 mil metros quadrados, ao lado da propriedade.
 
— Seremos a primeira vinícola na América do Sul abastecida 100% com energia renovável própria — conta o diretor e sócio-proprietário da Guatambu, Valter José Pötter, prevendo retorno do investimento em oito anos.
 
A motivação vem dos resultados obtidos no projeto-piloto com 18 painéis solares (foto) instalados na vinícola em 2013.Antes, a vinícola chegou a testar a produção de energia eólica, que mostrou-se inviável.
 
Conforme Pötter, os painéis solares terão capacidade para gerar 200 mil quilowatts por ano. Nos períodos de pico, a vinícola consome 20 mil quilowattspor mês, especialmente no resfriamento dos tanques e nas câmeras frias que armazenam as uvas. A produção excedente será repassada à distribuidora, que devolverá a energia quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário