segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Minha Compra Certa - Crios Cabernet Sauvignon By Susana Balbo 2009

Susana Balbo é considerada a maior personalidade feminina do vinho argentino. A enóloga fundou a Domínio del Plata em 1999. Seus vinhos são intensos e muito elegantes.
 
Quando se compra um vinho com a assinatura de Susana Balbo espera-se ao mínimo um vinho correto, mas isto é o mínimo, pois é certo estar comprando um rótulo com o toque elegante das mãos desta prestigiada enóloga e ainda um bom corpo, boa intensidade e muito equilíbrio, fazendo com que o vinho Crios da Susana Balbo figure entre os produtos da Minha Compra Certa.
 
O Crios Cabernet Sauvignon não é o primeiro rótulo degustado e comentado aqui, já pudemos degustar o Zohar Torrontés 2010, relembre.

O Crios Cabernet Sauvignon possui pequenas parcelas de Malbec e Merlot, 7 e 5% respectivamente, que só faz o vinho tornar-se mais harmônico.

Vamos ao vinho - a linha Crios de Susana possui a verdadeira expressão de custo-benefício e é uma ótima introdução aos seus vinhos; em seu rótulo, as três mãos é uma alusão à Susana e seus dois filhos. Visualmente o vinho apresentou uma cor vermelho rubi, brilhante, com um halo de evolução e lágrimas grossas e rápidas. No nariz aromas de ameixa em primeiro plano, seguido de toques de pimenta, chocolate amargo e baunilha. Em boca mostrou-se intenso e complexo, taninos redondos e em harmonia com o álcool e a acidez. Repetiu a fruta, a qual estava bem integrada com notas de baunilha, provenientes da passagem por barricas de carvalho por nove meses. Final de boca agradável e elegante, com um gole pedindo outro.

Um vinho bem equilibrado e que merece o carimbo: Minha Compra Certa do Vinhos de Minha Vida. Saúde!
 
O Rótulo
 
Vinho: Crios
Tipo: Tinto
Casta: Cabernet Sauvignon (88%), Malbec (7%) e Merlot (5%)
Safra: 2009
País: Argentina
Região: Mendonza
Produtor: Dominio del Plata
Enóloga: Susana Balbo
Graduação: 13,9%
Onde Comprar: RM Express
Preço Médio: R$ 40,00
Temperatura de Serviço: 16 Graus
Pontuações: 90 pts RP

4 comentários:

  1. Olá Ewerton, boa noite!

    Interessante sua recomendação para este vinho com 88% de Cabernet Sauvignon, de uma região tradicionalmente conhecida por bons vinhos de Malbec. Assim que possivel provarei do mesmo.
    Abraços.

    Claudio Santos

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudio Santos,

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    O mundo vinícola tem dessas coisas. Precisamos estar de mentes e paladar abertos, pois assim degustaremos sem preconceitos e quebraremos muitos paradigmas.

    Esse é um bom exemplo de um vinho equilibrado e de um vinho que não precisou ser um varietal ou um corte com predominância de Malbec para ser bom e agradável.

    Um outro exemplo de vinho que não segue as "tendências" e que degustei foi o Gimenez Mendes Pinot Noir, um vinho do Uruguai que vale a pena conferir.

    http://qvinhos.blogspot.com.br/2012/04/gimenez-mendez-alta-reserva-pinot-noir.html

    Saúde!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ótimo vinho! Sempre faço essa compra, recomendo. A história de Suzana Balbo é muito interessante.
    Parabéns pelo blog!
    Abs,
    Ricardo Velloso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo Velloso,

    De fato um bom vinho!

    Obrigado pela visita!

    Saúde e bons vinhos.

    Abraço.

    ResponderExcluir