Pão de Açúcar lança projeto Vinhos Brasileiros
Premiados, em parceria com Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que
possibilitará a pequenas vinícolas comercializar seus rótulos na rede.
Desde o mês de junho está mais fácil para os
apreciadores de rótulos produzidos na Serra gaúcha por prestigiadas vinícolas,
encontrar seu exemplar favorito em outras cidades. O Pão de Açúcar, com apoio do
Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), lança o projeto "Vinhos Brasileiros
Premiados", que consiste em oferecer oportunidades especiais e adequadas à
realidade das pequenas e médias vinícolas gaúchas de comercializarem produtos em
lojas selecionadas da rede de supermercados. Neste primeiro momento, integram a
iniciativa: Pizzato, Don Guerino, Perini e Lídio Carraro, totalizando
aproximadamente 25 rótulos, entre vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes,
que estarão à venda de R$ 29 a R$ 59. Juntas, essas marcas colecionam prêmios e
são reconhecidas tanto no Brasil quanto no exterior pela excelente relação custo
x benefício e criterioso cuidado na preparação da bebida.
"O Pão de Açúcar é uma rede pioneira e
empenhada no fomento da cultura sobre vinhos no Brasil e, para nós, é motivo de
orgulho contar com a presença de quatro respeitadas e importantes vinícolas em
nosso sortimento", comenta Carlos Cabral, enófilo e consultor de vinhos do Pão
de Açúcar.
A iniciativa integra o compromisso firmado por
varejistas, como o Pão de Açúcar, e o Ibravin de fomentarem o consumo de vinhos
no Brasil, aumentando de 1,8 litros per capita de consumo anual para 2,3 litros
em 2015. "Queremos ainda quebrar o paradigma de qualidade do vinho brasileiro,
mostrando aos nossos clientes que o Brasil produz vinhos bons e competitivos com
rótulos internacionais", comenta Luiz Antonio Torres, gerente Comercial do GPA.
"Há muita desinformação sobre vinhos brasileiros no mercado. É uma oportunidade
de mostrar numa grande rede a qualidade dos nossos vinhos, já reconhecidos com
mais de três mil medalhas em concursos importantes", completa o presidente do
Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo.
O gerente de Promoção do Ibravin, Diego
Bertolini, explica que a ação com o Pão de Açúcar é centrada em três eixos, ao
qualificar o atendimento, aumentar a variedade de rótulos e reforçar a qualidade
dos produtos brasileiros. "Estamos proporcionando mais informação para quem atua
na ponta, perto do consumidor, intermediando a entrada de vinícolas de pequeno e
médio porte e exaltando a qualidade dos nossos produtos com o projeto Vinhos
Brasileiros Premiados", informa. Bertolini lembra que a ideia da parceria surgiu
no início deste ano, após visita de Cabral e da equipe comercial do GPA à região
da Serra Gaúcha.
Para que fosse possível a existência do projeto
Vinhos Brasileiros Premiados foi calculada uma quantidade de lojas que atendesse
a produção das vinícolas participantes, levando em consideração a realidade de
cada uma. Assim, é possível não apenas garantir abastecimento regular dos
supermercados, como trazer aos clientes rótulos mais especiais e de safras
limitadas. Participam da fase inicial do projeto 30 lojas, sendo 27 na grande
São Paulo, uma em Brasília (Lago Sul), uma no Rio de Janeiro (Leblon) e outra em
Fortaleza (Náutico). Além disso, o GPA forneceu consultoria em assuntos
logísticos e financeiros e treinou 80 atendentes de vinhos da rede para se
familiarizem com os rótulos e as vinícolas.
Contribuirão ainda para o sucesso do projeto, o
material de comunicação especial elaborado pelo Ibravin no ponto de venda
(contendo informações sobre as quatro vinícolas participantes) e as mini
confrarias realizadas pelos atendentes em lojas, gerando degustação e
conhecimento dos rótulos. Nas próximas semanas serão realizadas ainda promoções
especiais e entrega de brindes, tendo como gancho o inverno - os meses de junho
e julho vendem 60% mais vinhos no Pão de Açúcar do que a média dos demais meses.
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