Com US$ 2,2 milhões exportados em vinhos e espumantes nos primeiros seis meses
do ano, o setor vitivinícola brasileiro ampliou em 33,27% o desempenho
registrado no mesmo período de 2015. Em volume, as vendas para o Exterior
cresceram 26% com a remessa de 835,5 mil litros. O setor também verificou uma
melhora no valor médio por litro, passando de US$ 2,51 para US$ 2,65. Os dados
foram apurados pelo Wines of Brasil, projeto realizado pelo Instituto Brasileiro
do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção no mercado
internacional.
Segundo o presidente
do Ibravin, Dirceu Scottá, a visibilidade dada ao País por sediar as Olimpíadas
contribuiu para fortalecer a
dos produtos brasileiros. O presidente avalia ainda que, além da exposição em
função dos jogos, o crédito do resultado obtido na primeira metade do ano se
deve a uma soma de fatores, como o ajuste na estratégia de parceria comercial e
ações promocionais no mercado norte americano, a retomada nas vendas no Reino
Unido após o fim dos estoques acumulados no período pós-Copa do Mundo, e ao
amadurecimento na atuação de mercados tradicionais, como o Paraguai, pelas
vinícolas exportadoras. “As vinícolas hoje estão com distribuidores mais
alinhados ao perfil de produto brasileiro. Com isso, passaram a ter mais
relevância dentro do portfólio que é trabalhado no Exterior”, complementa
Scottá.
No primeiro semestre,
os vinhos brasileiros foram exportados por 17 vinícolas para 28 países. Entre os
-alvo do Wines of Brasil, o destaque foi
o Reino Unido, que praticamente triplicou o volume adquirido, passando de 29,7
mil litros para 83,3 mil litros. Nos Estados Unidos, o incremento foi de 23% em
volume, saltando de 117,5 mil litros para 144,7 mil litros. Entretanto, em
valor, as exportações cresceram 42%, atingindo US$ 444,6 mil. Scottá cita que
uma ação promocional com a cadeia de restaurantes Seasons 52, por exemplo, abriu
distribuição dos rótulos verde-amarelos em 42 estados americanos.
Para o próximo
semestre, tendo em vista os negócios sinalizados pelas vinícolas exportadoras, a
tendência é de que o desempenho se mantenha nesse patamar.
“O resultado das
exportações ainda é pequeno, mas extremamente importante para a de parcerias mais sólidas no mercado
internacional e para o posicionamento do Brasil como produtor mundial de vinhos
de qualidade”, conclui Scottá.
Saiba
mais
O Wines of Brasil é um projeto de promoção comercial
dos vinhos, espumantes e suco de uva brasileiro no mercado internacional,
realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O
projeto conta atualmente com a participação de 30 vinícolas e tem como
mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China.
Exportação de vinhos
brasileiros: